sexta-feira, 10 de junho de 2011





Traição é quebra de confiança, e esta é ampla, geral e irrestrita.

Traído ou traidor?



Traição é um argumento muito usado entre os políticos de Belo Jardim. O sujeito faz acordos sem preocupar-se com o povo, sobe no palanque pra pedir votos pro seu candidato, ganha as eleições, e quando se sente desprestígiado exclama: Fui traído!
Foi assim com Cintra Galvão no ano 2000. Assim que foi dado o resultado das eleições apontando João Mendonça como vencedor, três vereadores abandonaram o "barco do Pavão" e passaram a fazer parte do governo. A Zuquinha, Ginaldo e Euno Filho restou o codinome: Traíras.
Pois bem, agora é a vez de João se dizer traído. Mas, como assim? Será? Vejamos...
O grupo Mendonça sempre foi liderado pelo Deputado Zé Mendonça, falecido este ano. João Mendonça foi o candidato do grupo nas eleições de 92/94/96/98/2000/2004/2008/2010. Ou seja, com total apoio da família chegou a ser Deputado Estadual e Prefeito. Em 2008 Apresentou Marco Coca Cola e defendeu que, este, seria capaz de continuar sua gestão. E acertou, Marco é a representação real do governo João e do grupo Mendonça. 
Como não foi eleito Deputado Estadual nas eleições de 2010 e, ao que parece, não detém cargos na prefeitura, João, que não tem nada de doido, Tenta agora plantar a ideia de que foi traído. Em meio a isto colocou seu nome, antecipadamente, pra disputar a eleição de 2012, causando um "fuzuê" no grupo, tentou rachá-lo. Naquele momento o Baraúna afirmou: O candidato sou eu! E o grupo acatou.
Com a morte de Zé Mendonça a possibilidade de João ser o candidato do grupo é maior, certo? Errado. O Prefeito já disse que será candidato a reeleição, mas vai aguardar a sinalização do herdeiro da tribo, o Deputado Federal Mendonça Filho.
Caso Marco não seja candidato o nome mais provável é o de uma das filhas de Mendonção, Andréa, que já assumiu uma secretaria e começa a trabalhar seu nome.
E agora? João vai sair do grupo? Vai abandonar aqueles que o apoiaram por mais de 20 anos? 
Se isso acontecer irá passar de traído à traidor.