sexta-feira, 30 de março de 2012

Algumas coisas se perdem no tempo... Outras, não!!!



Há algum tempo nós acompanhamos o que seria mais uma bomba contra a administração atual: Um grande rombo nas finanças da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB), especificamente na FABEJA. Mais uma vez o circo foi armado. A câmara fez aquele bicho: Chamou a população, disseminou em toda a cidade que "dessa vez o prefeito estava complicado"... E aí já viu né!?! Teve vereador que aproveitou pra dar uma de "Robert" (*)  e não podia ver uma câmera que já tava proferindo mais um de seus "discursos fúnebres". 

A coisa estava tomando uma proporção tão grande que não havia como deixar de fora do "bolo" a Secretária de Educação, bem como o Secretário Wilson Filho. O tema CPI passou a ser bastante usado pelos parlamentares e a população começou a alimentar um sentimento de justiça, esperando um basta na desordem instalada na cidade.

Só que aí, por "obra do acaso" e sem ter um por quê, os vereadores recuaram! Ninguém falou mais nada! Parece até que nada aconteceu! 

Tenho acompanhado algumas reuniões da câmara e nenhum dos parlamentares fala nada! Eles só estão preocupados na eleição deste ano. Preocupados com seus vencimentos, com alianças (seja com quem for)... Preocupados em aparecer em fotos e em bajular seus candidatos. Mas eu tô aqui! Lembrado de tudo que se passou durante essa legislatura. Lembrado que se não fosse a péssima atuação da câmara o prefeito deveria ter sido cassado. Estou lembrado dos discursos de cada um que se dizia oposição, em 2008, e suas atuações  e posicionamentos atualmente. E digo mais: Se o COCA COLA É ZERO, OS VEREADORES SÃO - 10 (MENOS DEZ). 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Prévias no PT de Recife!!!




O Diretório do PT de Recife decidiu ir às prévias para a escolha do seu candidato para as eleições deste ano. Algumas figuras da política estadual consideram que o processo enfraquece o PT, e sua candidatura se apresentaria com o partido dividido (Comungam deste pensamento o Senador Armando e Raul Jungmann).

Até o momento os nomes que estão, de pronto, colocados na disputa são: Maurício Rands (Deputado Federal licenciado e atual Secretário e Governo de Pernambuco); João da Costa (Prefeito do Recife). 

Eu acredito que o Deputado Federal João Paulo não perca a oportunidade de entrar nessa disputa. Aliás, acho que isso já pode ter sido uma manobra para "tirar" João da Costa da natural reeleição.  

A verdade é que, diferente de outros partidos, o PT tem opções de nomes para a disputa. O que está em questão é qual nome agregará mais diante a frente popular, já que houve uma grande enxurrada de restrições ao Prefeito João da Costa.  De qualquer forma, Rands, João da Costa, João Paulo, Humberto... são nomes de peso e com grande chance de dar continuidade a gestão do PT na prefeitura do Recife.

 No final das contas, as prévias servirão para dificultar a articulação de outras "forças" e, com certeza, fortalecerá a candidatura que vier desta manifestação de democracia interna que faz do PT um partido diferenciado.

quarta-feira, 28 de março de 2012

POSTAGEM EXCLUÍDA !!!







Pelo visto, o grupo Mendonça não perde o mau hábito de perseguir aqueles que se opõem à administração municipal. Por motivos de forças ocultas e atendendo o pedido do autor do comentário, a postagem foi excluída. Para aqueles que não viram, mas gostariam de conhecer seu conteúdo basta Clicar aqui

terça-feira, 27 de março de 2012

PTB, PSB... Cintra!!




Mesmo com 80 anos Cintra Galvão ainda pretende concorrer a prefeitura de Belo Jardim. É mole ou quer mais? Quer mais? Pois bem. Caso ele não seja candidato, pretende apostar em seu filho Cecílio ou em seu sobrinho Fábio Galvão, que foi um grande administrador da cidade, que até hoje lembra da sua gestão. 

O grupo Galvão sofreu uma ruptura no ano de 2010, quando alguns vereadores iniciaram um motim contra a candidatura de Cecílio. Desde então Cintra vem tentando mostrar-se forte, mesmo sem seus "soldados". O resultado disto é que em 2010 Cecilio teve uma votação razoável, levando em consideração o quão ruim foi como prefeito, mas não conseguiu chegar até a ALEPE. Mesmo assim, Cecílio está desempenhando o papel de "articulador" neste ano, já que Cintra tem 80 anos e é limitado para algumas coisas.

Por falar em limitações, imaginem comigo se, hipoteticamente, Cintra fosse eleito em Belo Jardim: Como iria fazer para "peregrinar" em Brasília defendendo e representando nossa cidade se ele nem a caminhada da feira faz andando? Mas aí alguem pode dizer: E num tem o vice!!! Então coloque-se o "vice" como candidato e Cintra como "vice"!!! 

O problema é que Cintra assimilou muito bem o apelido de Pavão misterioso. Ele é tão vaidoso que gosta de ser candidato só pra ver o povo cantando essa música ( e olhem que há 4 anos eu também tava virado na cantiga). 

É inegável que Cintra tenha um papel importante na política do município. É experiente: já foi deputado, prefeito... Mas acredito estar na hora dele ajudar a cidade mais do que nunca seguindo aquele grito ensurdecedor que vem da arquibancada que diz: Pede pra KH e sai!!! Isso não o deixaria fora do processo, nem tampouco das tomadas de decisões. Muito pelo contrario, só mostraria o quanto Cintra é inteligente e deseja o bem da nossa cidade. 

Apoiar outra candidatura seria a prova de que Cintra é, de fato, um grande homem. Que sua vaidade não é maior que seu desejo por melhoria na vida de cada um belojardinense. Seria fechar com chave de ouro a vida política de um homem que ainda tem muito o que ensinar. Seria ajudar Belo Jardim a sair do escuro. E aí, sim, quando ouvíssemos a música do pavão saberíamos que é uma homenagem  à um homem que sempre se dedicou aos outros, e não em um projeto estritamente pessoal.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia da água, sem ela!!!!



Hoje, 22 de março, é dia da água. Essa data sempre foi importante na minha vida. Quando eu estudava no Pequeno Príncipe, era justamente o dia em que saíamos em passeata nas ruas da cidade ( já que a escola não desfilava no dia 7 de Setembro). 
Lembro-me perfeitamente como o ato acontecia. Desde a semana que antecedia a data, os professores mostravam nas salas a importância da água na vida das pessoas. Começavam mostrando a quantidade de água que havia no planeta, quanto disso era própria para o uso humano, o que ela faz no organismo, todos os benefícios de uma água bem tratada e todos os malefícios de uma com tratamento adverso. Eram passados trabalhos, que nós, alunos, apresentávamos mostrando a importância da água na manutenção de uma casa e dos seus moradores: na higiene pessoal, no preparo dos alimentos, na limpeza... Enfim, água é uma dádiva!!!
Belo Jardim é uma cidade rodeada por água. Já passamos perrengues na década de 90, quando sofremos por sua falta. É bom  lembrar que existiram dias em que as pessoas brigavam nas ruas com seus baldes em fila na espera do carro pipa... Foi ruim demais!!!! Mais isso passou??? Para muitos, sim. Para outros, não. 
O Muquém, sítio de nosso município, fica de lado da barragem do Bitury, reservatório com a água mais límpida e "doce" da cidade, e, mesmo assim, sofre com a falta de água nas torneiras. Não é interessante????
Mas todos os anos de eleições os políticos de nossa cidade estão lá marcando presença. E prometendo o que??  Água.  
A barragem do Bitury foi construída durante o regime militar, na década de 70. De lá pra cá muita gente, que se diz "representante do Muquém" engana o povo com a mesma história.
Esse ano tem eleição e, para nossa alegria, temos a chance de escolher quem desejamos como representante. Olho aberto!!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Opinião. Por Jackson Braga




A coisa aqui tá ficando ridícula mesmo: a Prefeitura tá fazendo festa até pra assinaturas de ordem de serviços e lançamentos de “obras”, com direito a banda em cima de Trio Elétrico e sorteio de “brindes” à população. Belojardinenses, pelo amor de Deus, tá mais do que na hora de acordar né! Três anos de inoperância sem justificativa (já que o prefeito jamais deu satisfação alguma à população) e agora isso?????? O asfalto no Bom Conselho merece uma festa porque é uma obra grandiosa; os asfaltos no Santo Antônio (no plural mesmo) também foram merecedores de festa porque foram obras marcantes dessa administração; se as máquinas vão para as estradas da zona rural, ah, isso é algo espetacular que esta administração exemplar está fazendo pela cidade... Como é possível que quatros de anos de administração se resumam a algumas ruas calçadas ou asfaltadas (com dezanas delas ainda tão esburacadas), enquanto que aqueles três segmentos das políticas públicas tão mencionados em tempos de eleição são deixados totalmente de lado: saúde, educação, segurança. Aí alguns dizem: mas, a prefeitura reformou escolas, está calçando ruas e distribuindo cestas básicas. E o que eu digo???? Nem sei o que dizer a alguém com esse pensamento. Deveria tentar abrir os olhos de quem “pensa” assim, o problema é: será que eles já não estão com os olhos abertos? E ainda é impossível não notar uma coincidência do destino, obra do acaso nesses fatos: até mesmo essas “grandiosas” obras (realizadas e a realizar) estão sendo exacerbadamente exploradas pela prefeitura e seus fiéis seguidores exatamente em ano de eleição... Incrível coincidência, não é!!!!! E assim a gente segue. Enquanto o Trio Pixote, Asas da América, ou seja lá quem for, desvia a atenção de boa parte da população para os assuntos que realmente deviam estar em pauta, a nossa cidade vai afundando e levando essa mesma boa parte da população junto. Porém, nem todos afundam com ela, claro que não, afinal, alguns estão CRESCENDO COM A NOSSA GENTE... Ainda não sei onde o “crescimento da gente” entra nessa história, mas que tem gente crescendo tem...

terça-feira, 20 de março de 2012

Voltando as atividades





Diante de tudo que vem acontecendo em nossa cidade e levando em consideração a forte participação dos blogs no debate, estarei de volta com alguns comentários/observações/opiniões que, sob a minha ótica, são relevantes para o enriquecimento das discussões. 
Pretendo usar os próximos dias para fazer uma breve analise de cada "palanque" estabelecido, até o momento, em Belo Jardim. E irei começar com o chefe do poder executivo e seu grupo. 
Espero contar com a participação de tod@s !!!  

DEM




O Prefeito Marco Antonio da Silva do DEMOCRATAS ainda parece sonhar com sua candidatura à reeleição. É visível o empenho dos seus para que isso aconteça. O rompimento político com seu antecessor somado à incompetência de sua equipe, fazem do atual gestor um dos mais rejeitados da história recente da cidade. Mesmo assim a prefeitura vem usando todos os mecanismos existentes para "ganhar" a população e tentar chegar ao mês de Outubro com um discurso forte. Se estes mecanismos pudessem ser traduzidos por serviços prestados, seria uma maravilha, mas, ao que parece, está prevalecendo a velha política dos coronéis (compra de votos, troca de favores, chantagem,etc...).    


Já o líder do grupo, Mendonça filho, sinaliza favoravelmente para a candidatura de sua irmã, Andréa, em uma tentativa de usar a memória do pai, falecido ano passado, para manter a prefeitura. 
Andréa, tá tentando emplacar. Percebe-se na cara dela que ser candidata não irá passar de uma brincadeira de criança. Sabe aquelas pessoas que entram numa disputa e pensam na vitória certa baseando-se no dinheiro? Pronto. É isso.
Nenhum dos dois discutem a cidade, melhorias, propostas... É só o poder pelo poder... 
Atualmente, Andréa exerce, de forma medíocre, o papel de Secretária de Cultura e vem amargando cobranças de alguns artistas da cidade que se apresentaram em festas do ano passado e até agora não viram a cor do dinheiro. Ou seja, ela tá mostrando que aprendeu como os políticos de Belo Jardim vem trabalhando ultimamente.

domingo, 4 de março de 2012

O PT & as Alianças em Belo Jardim!







Pelo calendário eleitoral, faltam 03 (três) meses para a largada das convenções partidárias que homologarão as candidaturas de prefeitos e vereador@s, nas cidades brasileiras, as quais, acontecerão entre 10 e 30/06 do ano em curso.



Muita gente partiu cedo, desde o ano passado, que os blocos estão na rua, e pelo jeito, sem o debate principal: " o modelo de gestão que resolveria os mais diversos problemas da cidade."


Neste cenário de polarização, marca registrada aqui na “terrinha” dos músicos e das marocas, a especulação sobre a posição do Partido dos Trabalhadores é grande, tem até quem diga que somos “radicais”, intransigentes etc., Ledo engano !


O PT de Belo Jardim, não só está aberto à esse debate, como já vem fazendo isso. Estamos debatendo as possibilidades de aliança sim, e vamos fazer isso o máximo possível, porém, não temos pressa em antecipar decisões e partir pro adesismo, isso com certeza não é a nossa praia!



Qualquer decisão será coletiva, inclusive ouvindo noss@s deputad@s, o Senador Humberto Costa, o Presidente Estadual do Partido, Dep. Federal Pedro Eugênio... Além dessa esfera, o debate está acontecendo com os vários outros partidosexistentes na cidade e sua lideranças políticas. E tem se dado, em torno do que é melhor para a população.

E, fazemos dessa forma, por acreditar que uma aliança política emhipótese alguma pode significar apenas um ajuntamento de pessoas com o objetivo único de tomar o poder pelo poder, muito menos uma disputa eleitoral para medir forças ou atender interesses particulares de indivíduos, de meia dúzia de parentes ou de amigos.





Para se firmar uma ALIANÇA POLÍTICA algumas perguntas básicas têm que ser respondidas: Aliança para que? Aliança para quem? Conquistar uma prefeitura para colocar o que no lugar daquilo que sai? Que tipo de gestão será implementada? Governar para quem, para tod@s ou para uma meia dúzia?


Uma aliança para nós do PT é algo mais sério porque significa colocar em jogo o futuro da população belojardinense, e é neste sentido, com esse foco que o Partido vem dialogando com todas as forças políticas da cidade.


Porque na nossa avaliação, quem deseja uma aliança, deve no mínimo ter a preocupação de convidar os partidos para iniciar a discussão em pé de igualdade, sobre a sucessão municipal, onde, neste debate, todos tenham condições de, além de apresentarem propostas, sugerir nomes, campo de coligação para as candidaturas proporcionais, e outras tantas idéias.


Deixar esse debate para os 45m do 2º tempo é correr o risco de não se fazer o gol que definirá o jogo, jogo esse que não pode, em hipótese alguma ter o resultado empatado, num jogo onde só cabe a vitória.


A grande preocupação do PT é com a proposta que deve ser apresentada à sociedade belojardinense, e, que de fato possa ser colocada em prática e com o objetivo principal de reverter os problemas existentes na nossa cidade, que são muitos, que são sérios e , que, ao longo dos anos se se agravam.







O Partido dos Trabalhadores já disputou em Belo Jardim eleições com aliança e três eleições com candidaturas próprias, e, para a eleição que se aproxima se não houver entendimento com as várias forças políticas no sentido de abraçar um projeto verdadeiramente popular e progressista, com muita tranquilidade marchará para uma candidatura própria.




E algumas pessoas poderão até dizer:
_ O PT com candidatura própria é uma piada!
E nós responderemos:

_ Piada mesmo é o que essas administrações ao longo do tempo vêm fazendo com a população belojardinense.
Atolando na lama da inoperância as possibilidades de desenvolvimento econômico; tirando da nossa juventude verdadeiras oportunidades de serem cada um/a protagonistas de sua própria história...
Adilza C.Silva
Elisângela Coêlho
Josenildo Cordeiro
Ricardo Oliveira
Membros do Diretório Municipal e do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT


Por: Alfinestes e bombons